“O seu comparecimento periódico à L’odonto depende da gravidade das suas necessidades odontológicas, mas não ultrapasse os 07 meses entre cada atendimento.”

Ortodontia

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição inadequada dos dentes e dos ossos maxilares.
Dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Essas posições irregulares podem ser causadas pela hereditariedade, pela perda prematura dos dentes de leite, por alimentação inadequada, pelo hábito de chupar o dedo e por outros maus hábitos adquiridos.
O encaixe irregular dos dentes também causa estresse aos músculos de mastigação, gerando dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes mal posicionados também prejudicam a aparência. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência mais agradável.

A ortodontia pode ser dividida em ortodontia fixa (com braquetes e bandas coladas aos dentes) e removível (aparelhos removíveis). Em adultos, quando as bases ósseas estão muito discrepantes, é indicada a cirurgia ortognática. Em crianças em desenvolvimento estas discrepâncias podem ser tratadas com aparelhos fixos ou com aparelhos ortopédicos.

Implante

Implante dentário é um procedimento realizado através da utilização de pinos de titânio que são introduzidos no osso da arcada dentária para criar uma “raiz artificial”. Esta estrutura permite a fixação de diferentes tipos de próteses dentárias: de um único dente ou vários. O pino de titânio adere firmemente ao osso tornando-se parte integrante do osso.

Dentística

A dentística atua na restauração dental e estética. Através de clareamento dental, resinas diretas e indiretas, estética gengival, facetas e restaurações estéticas feita por profissionais especializados.
O seu principal foco é a restauração de dentes e a cosmética dental, sendo a dentística uma especialidade importante para a manutenção da saúde individual. A permanência de cáries pode causar sérios problemas ao equilíbrio bucal e criar deficiência na mastigação dos alimentos.

Periodontia

As gengivas merecem uma atenção especial na saúde bucal, e muitas vezes a falta de higiene adequada e maus hábitos, podem provocar doenças sérias nessa região.
A periodontia trata e previne doenças dos tecidos periféricos aos dentes, ou seja, as gengivas e os ossos que dão suporte aos dentes (periodonto). Este sistema é formado por osso, ligamento periodontal e cemento alveolar. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, tais como a gengivite e a periodontite.

Endodontia

O tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) é indicado em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.
Endodontia é a especialidade da odontologia responsável por todo o sistema de canais radiculares e tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.

Prótese

A prótese dental é a especialidade que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, com o objetivo de restaurar e manter a função, forma, aparência e saúde bucal. O papel da prótese é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os dentes, por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal e cerâmica ou somente cerâmica), próteses removíveis (prótese total, conhecidas como dentadura) ou prótese parcial removível (ponte móvel).Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.

Cirurgia Oral

Essa é o ramo da odontologia responsável pelo tratamento de complicações relacionados aos dentes e ossos da região da face, que vai desde a remoção de dentes inclusos (como o siso) até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas, malformações estruturais e traumas dos ossos da face. É também responsabilidade da Cirurgia Oral, o diagnóstico de lesões da região da cabeça e do pescoço, como sejam os cistos ou tumores, que tenham envolvimento com as estruturas orais.

Odontopediatria

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.
São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.
O tratamento para crianças também requer cuidado especial, pois precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista se torne um procedimento agradável. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.
É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajudá-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.

Radiologia

Radiologia é a parte da ciência que estuda a visualização de ossos da face, dentes e outras estruturas através do uso de radiações criando uma imagem. Novos métodos de imagem como tomografia computadorizada odontológica foram introduzidos nas últimas décadas. Esses novos equipamentos e muitos outros avanços vieram a contribuir para tornar essa área odontológica ainda mais interessante.